Dicas * Como cuidar dos seus livros?

00:00 Barbara Mac 2 Comments


Uma coisa leitor, você há de concordar comigo: Temos um carinho imenso pelos nossos livros. Por isso estou aqui escrevendo esse post, como uma maneira de ajudar vocês nessa tarefa tão gostosa ou tediosa para alguns. Cuidar desses bens é a parte em que percebemos o quanto é bom colecionar algo e  como pode ser trabalhoso. Também estou aproveitando a deixa para aprender algo com tudo isso e começar a fazer tudo de modo certo. Vai que dá certo!

Bibliófilo - um amante de livros; alguém que ama ler, admira e coleciona livros.
Antes de começar quero dizer que separei as dicas em três partes: 
O cantinho do livro;
Durante a sua leitura;
O depois nem tão depois.

LET'S GO TAKE CARE!


O cantinho do livro

1) Escolha o cantinho

Pense que seus livros precisam de oxigênio para "respirar".  Não escolha estantes ou lugares que não possuem uma boa arejação (palavra existente no dicionário?). 
As pessoas recomendam as estantes com portas de vidro para manter a poeira e os insetos afastados, mas no meu ponto de vista, o vidro acaba sendo uma estufa e com algum impedimento de ar para chegar aos livros eles acabam não tendo uma vida tão útil. Se você quer mesmo assim uma estante com portinhas de vidro, pelo menos uma vez na semana deixe o oxigênio passar por eles. Eles precisam disso. 

2) Keep Out 1 - "Mantenha a distância 1"

Deixe sempre um espaço entre a estante e a parede, pelo fato de que a umidade da parede pode passar a umidade indesejada para seus preciosos. Ela pode acarretar em uma criação de fungos, mofo e tudo o mais. Principalmente se sua estante ou sua prateleira não possuir um fundo entre a parede e os livros.

3) Limpeza

Quando você tira pó da casa (se você realmente faz isso o.o), você pega um pano macio e o produto que irá utilizar. Logo em seguida sabe que é preciso tirar as coisas que está em cima do local que precisa limpar. No caso da estante, alguns detalhes são importantes, se você não quer danificar seus livros à longo prazo:

a) Não use produto do tipo "lustra-móveis" e nenhum outro. Um pano seco logo após a passagem de um úmido pela superfície, tira todo o pó e não deixa resíduos na estante. Caso você tenha a mania que eu tenho, de pensar que sem um produto a estante nunca ficará limpa, pelo menos espere vários (mas váaarioooos mesmo) minutos antes de colocar os livros de volta em seus lugares. Tenha cuidado com produtos mais fortes.

b) No dia a dia, use um espanador para a dissipar o pó diário da sua estante. Aquele pó que sai até com a janela aberta ;)

c) Troque os livros de lugar e/ou prateleiras. Pense que aquele livro que fica mais escondido ou muito embaixo, pega mais poeira do que outros. A mudança de "ares" (literalmente) vai ajudar a variar a luz, calor e o ar nesses livros. 

* Dica extra: Quando for dar uma olhada em algum livro para procurar uma informação ou apenas para mostra-lo para alguém, aproveite para folheá-lo. Assim as folhas não se tornam ressecadas por falta de oxigênio.

4) Organização pode prejudicar

a) Livros grossos e mais pesados não podem ser organizados na horizontal e muito menos empilhados. Pense no bem da brochura deles e na marcação que eles levariam,

b) Quando seu livro (sem querer ou você querendo) ficar "deitado" diagonalmente na estante, a capa pode ser prejudicada. Já que o peso do livro não ficará equilibrado.

c) Keep Out 2 - "Mantenha a distância 2"
É preciso deixar espaço entre os livros para que ao retirá-los, não os tirar da estante puxando-os pela lombada superior. O certo é os empurrar por trás com o dedo.

Durante a sua leitura


a) Não molhe os dedos com salivas para folhear o livro. O certo é virar a página pela parte superior da folha.


b) Não apoie os cotovelos sobre o livro durante a leitura. A costura pode romper.


O depois nem tão depois


a) Se houver alguma mancha no livro, tente esfregar miolo de pão. As vezes são manchas de mofo. O miolo retira se esse for o problema.


b) Doe. Sempre tem livros que você não gosta ou que já não mais úteis para você. Por isso, o melhor jeito de se livrar e arranjar espaço é doa-los. 

EXTRAS

UM MITO
Encapar os livros com papel ou plástico e deixa-los na estante não muda tanto assim a vida útil deles. É mais difícil entra poeira? Sim, claro. Mas e a entrada de ar? Onde fica? Precisam "respirar"! Lembre-se disso.

UMA DICA FOFA
Como leitora, amo carregar meus livros comigo (mesmo que eu não os leia). O fato é que tenho dó de deixa-los "soltos" na bolsa. O perigo de uma caneta sem tampa achar as páginas dele, é muito alto. Então alguns amigos meus, encapam os livros com plástico. Eu não gosto tanto, mas olha essas capas de tecido.
Faça o pedido por uma aqui.


Beijos. 
Espero que tenham gostado.
Fui *--*

Referências:

2 comentários:

Olá, deixe seu comentário. Eu vou adorar responde-lo.